quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A contabilidade no mundo plano

Em sua obra "O mundo é plano", Thomas L. Friedman, aborda o tema da planificação do mundo, demonstrando o porque da queda das barreiras que tem permitido uma economia cada vez mais globalizada.

Ele exemplifica o resultado desta planificação citando que contadores dos EUA estão perdendo mercado de trabalho para os contadores indianos, os quais já monopolizam a confecção das declarações de imposto de renda.

O domínio da lígua inglesa tem sido um diferencial para os indianos, e neste contexto de normas contábeis unificadas o mercado contábil se expandirá para além das obrigações tributárias. Os indianos tem grande chance de abocanharem uma grande fatia do mercado contábil americano.

Veja também um texto que fala sobre o mercado de trabalho contábil no Sri Lanka (O futuro da contabilidade depende do Sri Lanka), postado no site de César Tibúrcio, onde é citado como este pequeno pais já faz a contabilidade de grandes corporações transnacionais.
Em tempo: o mercado de trabalho contábil não é mais local, quem não acordar para esta realidade de repente vai acordar e ver que seu cliente optou por um contador do outro lado do mundo, e o que é pior, não apenas as grandes empresa podem escolher um contador do outro lado, mas até pequenas e médias empresas podem fazer esta opção, já que as normas para elas também se globalizaram. Contadores do Brasil, globalizai-vos! Será que isto é realmente o melhor? O tempo dirá, pois as próximas bolhas estão a estorar, e até quando o mensageiro não será responsabilizado? (veja aqui, aqui e aqui).

(AAS)

1 comentários:

Mauro Girardi disse...

É interessante ver como as coisas acotecem rápido mesmo. Indianos fazendo a contabilidade de americanos, quando que alguém pensaria que isso algum dia aconteceiria? Esta matéria é um exemplo prático de como a globalização juntamente com as novas normas da contabilidade fazem parecer que o mundo gira mais rápido, e quem não se adapta, fica para trás. É bom que aconteça isso, pois exige dos profissionais uma constante atualização e profissionalização.